Estilo neoclássico na construção civil do século 21

Image of old building on American banknote
Compartilhe
87 / 100

Estilo neoclássico na construção civil do século 21

Estilo neoclássico na construção civil do século 21
Photo by Pelayo Arbués

A arquitetura neoclássica é uma tendência que surgiu no século XVIII, na Europa, como uma reação às formas exuberantes do Barroco. O estilo se caracteriza pelo uso de linhas retas e geométricas, além de uma composição mais simples e ordenada. No Brasil, esse período ficou conhecido como “Arte Nova”.

Os exemplos mais famosos de construções neoclássicas

O estilo neoclássico é um estilo que surgiu no final do século 18, na Europa, como uma reação ao excesso de ornamentação do Barroco e Rococó. O neoclássico buscava a simplicidade e a harmonia das formas, inspiradas nas antigas civilizações Grega e Romana.

No Brasil, o estilo neoclássico também teve seus exemplos marcantes. Algumas das construções mais famosas nesse estilo são o Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, e o Palácio da Aclamação, em São Paulo.

O Palácio do Catete foi construído entre os anos de 1858 e 1866 para servir de residência oficial do Imperador D. Pedro II. A fachada do palácio é composta por colunas Corinthianas, enquanto as laterais são decoradas por estátuas de deuses gregos.

Estilo neoclássico na construção civil do século 21
Rio de Janeiro, Brasil. Sede do poder republicano entre os anos de 1897 e 1960, o Palácio do Catete tem a arquitetura neoclássica com fachada revestida de granito e mármore rosa e portais emoldurados por mármore branco.

Já o Palácio da Aclamação, em Salvador Bahia, foi erguido entre os anos de 1894 e 1898 para servir como residência oficial do Governador do Estado. O palácio é composto por um corredor central que dá acesso às salas e cômodos do prédio. A fachada é adornada por uma grande escadaria, que leva até a entrada principal.

Estilo neoclássico na construção civil do século 21
O Palácio da Aclamação foi residência oficial dos governadores baianos por 55 anos.

Principais características do estilo neoclássico

O estilo neoclássico na construção civil é caracterizado pelo seu uso de formas geométricas e proporções harmônicas. Esse estilo surgiu na Europa no século XVIII como uma reação ao excesso de ornamentação do período Barroco. Os arquitetos neoclássicos buscavam retornar às formas mais simples e harmoniosas da Antiguidade Clássica.

Principais características do estilo neoclássico:

– Uso de formas geométricas simples, como círculos, quadrados e retângulos;

– Proporções harmônicas;

– Uso de colunas e pilastras para dar maior imponência às edificações;

– Decorações mais discretas.

O que é o estilo neoclássico na construção civil?

O estilo neoclássico na construção civil é um estilo que surge no início do século XX, principalmente nas cidades europeias. Este estilo é caracterizado por uma arquitetura imponente e grandiosa, com elementos que lembram os tempos antigos. No entanto, ao contrário do classicismo, o neoclassicismo não segue as regras rígidas da antiguidade, mas sim uma interpretação mais livre e criativa.

A influência do estilo neoclássico nas construções atuais

O estilo neoclássico é um dos estilos mais populares na arquitetura atual. Esse estilo se originou na Europa, durante o século XVIII, como uma reação ao excesso de ornamentação do Barroco. O neoclassicismo valoriza a simplicidade e a ordem, buscando inspiração nas formas clássicas da Grécia e da Roma Antiga.

Nas construções atuais, podemos ver muitas influências do neoclassicismo. A principal característica desse estilo é a utilização de colunas e pilastras para dar sustentação às edificações. Outra característica marcante são as janelas em arco de meia-circunferência, que lembram as janelas romanas. As fachadas das construções também costumam ser bem simples, sem muitos ornamentos.

O neoclassicismo é um estilo que transmite elegância e sofisticação. Por isso, é muito utilizado em projetos de construções comerciais, como lojas e escritórios. Além disso, esse estilo também é muito utilizado em residências de alto padrão.

Edifícios neoclássicos no Brasil

O movimento neoclássico no Brasil surgiu na virada dos séculos XVIII e XIX, quando um grupo de arquitetos neoclássicos renomados foram enviados pelo Marquês de Pombal.

Em 1808, com a transferência da corte portuguesa para a colônia, e com a vinda da família real ao Brasil, que esse movimento começou a se expandir, atingindo o seu auge em 1816, com a chegada da Missão Francesa, um grupo de artistas europeus de renome.

Mais

O objetivo do grupo da Missão Francesa era estabelecer o ensino oficial das artes plásticas no Brasil e isso afetou todo o cenário artístico brasileiro.Estabeleceu um ensino acadêmico inexistente até então.

Faziam parte desse grupo importantes nomes, como  Nicolas-Antoine Taunay, um pintor de paisagens; Jean Baptiste Debret, um pintor e desenhista francês; e Grandjean de Montigny, o arquiteto responsável pela implantação desse movimento no Brasil.

Conclusão

O neoclassicismo é um estilo que segue os princípios da antiga Grécia e Roma. Ele prioriza a ordem, a simetria e a proporção, além de ser muito ornamental. Esse estilo surgiu na Europa no século XVIII e se tornou muito popular na construção civil. No Brasil, esse estilo também é bastante utilizado, especialmente em edifícios históricos.

Saiba mais em: wikipedia

estilo neoclássico arquitetura

Participe da discussão

Compare listas

Comparar
white concrete building
google-site-verification=moL_HX-md5sBtsKxFNeQ6Y6Go9bYz0FhgzLCpJfAdqwMastodon