O estilo modernista na arquitetura do Brasil

Palacio Alvorada commons O estilo modernista na arquitetura do Brasil
Compartilhe
86 / 100

O estilo modernista na arquitetura do Brasil

O modernismo surgiu na Europa no final do século XIX, mas só chegou ao Brasil nos anos 1920. A arquitetura modernista brasileira teve duas fases: a primeira, influenciada pelo racionalismo europeu; e a segunda, marcada pelo tropicalismo, um movimento que buscava valorizar as características naturais do país.

O que é o estilo modernista?

Definido pela sua principal característica deste estilo é a simplicidade das formas geométricas, além da utilização de materiais como o aço e o vidro. Um exemplo muito conhecido por exemplo é a Casa de Vidro, que foi projetada pela arquiteta italiana Lina Bo Bardi, e construída entre os anos de 1950 e 1951, na região do Morumbi, na cidade de São Paulo.

O estilo modernista na arquitetura do Brasil
Casa de Vidro. Fonte : wikipedia

A arquitetura modernista no Brasil

O Brasil abraçou a arquitetura modernista com entusiasmo nos anos 1920, e desde então muitos dos seus edifícios mais icônicos foram construídos seguindo este estilo. A arquitetura modernista brasileira é caracterizada por uma mistura de influências europeias e latino-americanas, que resultou em um estilo único e identificavel.

Muitos dos principais arquitetos brasileiros do século XX trabalharam no estilo modernista, incluindo Oscar Niemeyer, Lúcio Costa e Paulo Mendes da Rocha. Eles e outros renomados arquitetos, deixaram sua marca na paisagem urbana do Brasil, construindo alguns dos edifícios mais emblemáticos do país. A arquitetura modernista brasileira continua a influenciar a arquitetura contemporânea(abordaremos em outro artigo) no Brasil e em todo o mundo.

O estilo modernista na arquitetura do Brasil
Oscar Niemayer. Fonte: wikipedia

As principais características do estilo modernista

As principais caracterísicas do estilo modernista – Uma reação contra o ecleticismo e o historicismo;
– A vontade de criar um estilo totalmente novo, que refletisse a modernidade do mundo contemporâneo;
– A utilização de materiais inovadores e tecnologias avançadas;
– A valorização da funcionalidade e da simplicidade;
– A busca pela harmonia entre forma e função.

Exemplos de obras modernistas brasileiras

Desde a década de 1920, o modernismo estava em alta na Europa e, consequentemente, no Brasil. A arquitetura modernista brasileira é caracterizada pelo uso de novos materiais e técnicas construtivas, além de uma estética inovadora.

O estilo modernista na arquitetura do Brasil
Circolo Italiano ou Edificio Itália. Fonte Wikipedia

O quitetura modernista brasileira é o Edifício Itália. O prédio, construído entre 1960-1965, fica localizado no centro de São Paulo e abriga lojas e escritórios. Um dos maiores destaques do edifício é o restaurante localizado no seu topo, conhecido como Terraço Itália.

O arquiteto responsável pelo projeto foi Franz Heep, um dos principais representantes do movimento modernista no Brasil.

O Edifício Copan, construído entre 1954 e 1966, é outro ícone da arquitetura modernista brasileira. O prédio fica localizado na Avenida Ipiranga, em São Paulo, e abriga mais de 4 mil moradores. O projeto é assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e é considerado uma das obras mais representativas da arquitetura brasileira do século XX.

Copan ST O estilo modernista na arquitetura do Brasil
Edifício Copan. Fonte : Wikpedia

Outras obras notáveis da arquitetura modernista brasileira incluem o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, projetado por Affonso Eduardo Reidy e o Palácio do Planalto em Brasilia, também projetado por Oscar Niemeyer e executado engenheiro Joaquim Cardozo.

Palacio do Planalto GGFD8938 1 O estilo modernista na arquitetura do Brasil
Palácio do Planalto em Brasilia. Fonte: wikipedia

Conclusão

É  importante conhecer os momentos mais marcantes de cada período da história e lebrar a infuncia causada, os maiores expoentes da arquitetura e  da engenharia, assim como identificar em suas obras o cuidado em  gravar o momento em que o país passava. Períodos de crescimento, de investimento e de influencia cultural, período de um fim de uma capital e o nascimento de outra. Um Brasil Modernizado pela Cultura em todos os aspectos.

.

Participe da discussão

Compare listas

Comparar
white concrete building
google-site-verification=moL_HX-md5sBtsKxFNeQ6Y6Go9bYz0FhgzLCpJfAdqwMastodon